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RFID para centro de distribuição e varejo

Você que é leitor assíduo aqui do blog já sabe o que é RFID, não é mesmo? O uso dessa tecnologia é realmente muito abrangente: setores como manufatura, logística, saúde e varejo tem estimativa de participação de mercado em mais de US$ 36,3 bilhões até 2025. E como conhecimento nunca é demais, neste artigo falaremos sobre a utilização de RFID para centro de distribuição e no varejo.

Um dos fatores que vem aumentando o impulsionamento do uso de RFID é o avanço tecnológico da Internet das Coisas (IoT). Muitas organizações já classificam internamente como obrigatório o uso de RFID no rastreamento de seus ativos. A aplicabilidade é bastante extensa e variada, desde o rastreamento de bagagens aéreas e cargas terrestres, até a melhoria da acuracidade de estoque e da segurança em lojas de varejo.

Como funciona o rastreamento de ativos por RFID?

Basicamente, consiste em gerenciar os ativos e sua localização física e sistêmica via processos automatizados suportados pela tecnologia.

Através de uma etiqueta (tag) RFID que contêm todos os dados de identificação do ativo, antenas localizadas em pontos estratégicos de controle, leitores que podem ser fixos como em um pedágio, ou móveis, como em um coletor de dados e um software para conectar a tecnologia ao inventário.

O maior objetivo da adoção da tecnologia RFID para centro de distribuição é a redução drástica de erros no processo. De forma mais detalhada, estes benefícios se traduzem em

RFID para centro de distribuição e outros setores

 

RFID para centro de distribuição e no varejo

RFID para centro de distribuição

 

No pós pandemia, os varejistas continuam cada vez mais dependentes do modelo de vendas online (via e-commerce/Apps). Isso porque, os hábitos de compra do consumidor mudaram e a praticidade de se fazer uma compra e receber o produto em casa, em um mundo de trabalho híbrido e muito acelerado, foi muito bem aceita pela maioria das pessoas.

 

Nomes como Amazon, Mercado livre, Shopee e Shein disputam vorazmente a preferência do consumidor. E as principais armas na competição são a velocidade na entrega e os benefícios de compra, como custos de frete, que muitas vezes acaba sendo “gratuito”. Para atingir essa excelência, os processos precisam ser suportados por muita tecnologia e é aqui que vemos a aplicabilidade de RFID para centro de distribuição e no varejo.

 

Através da acuracidade de estoque que o a tecnologia RFID agrega para o centro de distribuição e as lojas, processos como inventários, recebimento, armazenagem e expedição se tornam instantâneos e essa velocidade que faz a diferença e permite entregas em algumas horas!

 

Isso significa reduzir custos e retorno do investimento em tempo hábil planejado, já que a implantação do projeto adicionará crescimento na receita e ao mesmo tempo aumentará a eficiência do centro de distribuição e das lojas.

 

Também, a tecnologia RFID para centro de distribuição obviamente, vai melhorar a experiência do cliente!

 

Isso porque, a automação apoia os gestores no rastreamento dos ativos, seja em trânsito ou em armazéns, permitindo que as empresas monitorem automaticamente a movimentação de mercadorias, reduzindo perdas, extravios e roubos.

 

O processo de coleta de dados também é automatizado, permitindo que atualizações precisas em tempo real cheguem diretamente para um sistema de rastreamento de ativos. Os gestores de ativos podem monitorar os níveis de estoque, rastrear a cadeia de suprimentos e até mesmo identificar atrasos dispendiosos nas operações.

 

Isso elimina a necessidade de métodos de rastreamento manual, como planilhas, que reduzem efetivamente o tempo de trabalho dos funcionários e a intervenção humana.

 

RFID x Código de barras: qual tecnologia é melhor para rastrear ativos?

 

Até 20 anos atrás, o código de barras era a tecnologia padrão e mais popular para gerenciamento de ativos e rastreamento de estoque. De fato, esse sistema possuía muitas vantagens, como a facilidade de uso, custo acessível e precisão suficiente para a maturidade dos negócios e operações da época. Mas, existem algumas desvantagens em usar códigos de barras para rastrear ativos:

 

 

Por estes e outros motivos é que, cada vez mais, o RFID vem tomando espaço da tecnologia de códigos de barras. Nossa conclusão é que o sucesso das operações de grandes varejistas tem sim um impacto enorme do momento em que vivemos e dos hábitos dos consumidores, mas acreditamos também que a tecnologia RFID para centro de distribuição e varejo tem uma parcela significativa de participação na eficiência e equiparação da competitividade, em um mercado de gigantes.

 

E você, o que acha?

 

Se a sua empresa necessita de atualização tecnológica na operação do centro de distribuição, lojas de varejo, logística ou em outras aplicações em que o uso de RFID pode se enquadrar de alguma forma que descrevemos no artigo, a Quebeck é o parceiro ideal para concepção de todos os requisitos do projeto, fornecimento das soluções fim a fim e níveis de serviço para suportar sua operação, por mais complexa que seja. Entre em contato com nossos especialistas e realize um diagnóstico gratuito.

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