Fabricantes de dispositivos robustos historicamente usam sistemas operacionais baseados em Windows (CE e Embedded). No entanto, com a Microsoft desacelerando o desenvolvimento do sistema operacional, e até mesmo, descontinuando algumas versões, o Android segue constantemente ganhando participação nesse mercado.
Algumas empresas vêm optando por migrar para dispositivos não robustos como Smartfones, porém existem áreas como armazéns, fábricas, serviço de campo e até mesmo hospitais que demandam equipamentos robustos devido a agressividade do ambiente.
Ok, mas você deve estar se perguntando… Os fabricantes de dispositivos robustos estão prontos para o Android em termos de recursos e segurança?
Buscaremos responder a essa pergunta após listarmos os principais recursos da plataforma Android e verificarmos se eles também estão disponíveis para dispositivos robustos:
Recursos corporativos no Android
Aplicativos corporativos
Estabilidade
Atualizações de segurança
Compatibilidade com Soluções MDM
Visto todos estes recursos apresentados estarem disponíveis para dispositivos robustos, podemos dizer que os fabricantes estão prontos para o Android. Alguns deles, estão também desenvolvendo soluções próprias voltadas a gestão remota, “deploy” de aplicações e atualizações. É o caso da plataforma para dispositivos robustos Mobility Edge da Honeywell. Essa solução, basicamente une recursos embarcados no hardware com o software para tirar proveito da comunicação remota com o parque de equipamentos.
São estes, os recursos de hardware:
Além do recurso de configuração destes módulos, a plataforma também pode ser usada para “deploy”. Pode-se enviar um perfil atualizado para um único dispositivo que será validado antes do perfil ser enviado ao parque todo, garantindo assertividade e redução de custos com atualizações. Este mesmo dispositivo poderá ser usado como um hub de comunicação e a versão atualizada será enviada através dele a outros dispositivos na rede. Este é um excelente recurso para locais onde a internet não funciona tão bem.
A Solução também é preparada para gerenciar e atualizar as versões do Android do parque. Graças ao chipset dos dispositivos compatíveis com Mobility Edge, a Honeywell suporta tipicamente três anos de atualizações após o lançamento da primeira versão do Sistema Operacional. Isso significa que os desenvolvedores também poderão evoluir suas aplicações por um tempo mais longo, o que significa para as empresas redução de custos com desenvolvimento.
Por todos os motivos e recursos apresentados acima, concluímos que o mercado robustos para mobilidade corporativa já está maduro em termos de compatibilidade, comparação de recursos com Smartfones, tablets “consumer” e não fica a dever nada em termos de segurança e gestão do parque.
A Quebeck conta com equipe de especialistas em coletores de dados e pode montar a oferta certa para o seu projeto de mobilidade. Consulte-nos agora mesmo e não deixe de acompanhar o blog. Até o próximo!
Copyright © 2021 Quebeck Automação e Controle LTDA. Todos os direitos reservados • CNPJ: 01.835.143/0001-86