O controle de um estoque é uma tarefa extremamente importante para armazéns, farmácias, hospitais e empresas que armazenam volumes de produtos/insumos de produção. Deste controle dependem a agilidade do atendimento, um planejamento administrativo/financeiro mais eficiente e a diminuição dos custos da empresa.
A utilização de equipamentos e sistemas automáticos auxilia grandemente a tarefa de realizar contagem de estoques e controlar o sistema como um todo. Neste artigo descreveremos como os equipamentos modernos podem fazer isto e quais são as opções disponíveis na Quebeck.
Conforme já abordado no artigo ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DO DATA MATRIX, a utilização de equipamentos e tecnologia de registro, leitura e controle automático dos produtos das empresas varejistas revolucionou a eficiência, a redução de custos, a segurança e a rapidez do seu atendimento. Desde então, qualquer empresa que trabalhe com um grande volume de produtos e precisa controlá-los na forma de estoques, eventualmente começa a utilizar soluções de automação para facilitar a realização ou geração de:
Embora tais tarefas pudessem ser realizadas por profissionais competentes, a utilização de softwares e equipamentos não só agiliza intensamente todos estes processos como torna a empresa independente do conhecimento técnico dos seus profissionais e colaboradores.
Com a obtenção dos benefícios mencionadas anteriormente, as empresas obtêm uma grande vantagem competitiva no mercado, com a vantagem adicional de poder escalar tais benefícios conforme o volume de trabalho e negócios da empresa aumente.
A Quebeck é uma empresa especializada em soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Sua larga experiência em consultoria lhe permite identificar os melhores produtos de automação a serem disponibilizados aos seus clientes, oferecendo várias soluções que atendem a diversos casos e necessidades de uma empresa.
Abaixo, serão descritos alguns itens que podem ajudar a tarefa de uma empresa de gerenciar mais eficientemente o controle do seu estoque:
Coletor de Dados
Coletores de dados são equipamentos portáteis, utilizados para a captura, gerenciamento, processamento e armazenamento de informações que estejam contidas em códigos de barras, etiquetas inteligentes (RFID), cartões magnéticos, ou outros meios.
Por sua praticidade e portabilidade, o coletor de dados é um aparelho muito utilizado em estoques e situações com a necessidade de leitura e armazenamento de informações no mesmo produto.
Por serem equipamentos que geram organização, é também utilizado em diversos negócios: desde empresas de fornecimento de gás ou energia elétrica até bares e restaurantes.
Como exemplo, acesse e veja mais informações sobre um de nossos coletores de dados, o OPN2001 – Opticon.
Impressora portátil
Impressoras portáteis são impressoras que podem ser carregadas junto ao corpo por um profissional móvel, seja de campo seja de inspeção e gerência das dependências de uma empresa ou estoque.
São projetadas para realizar impressões rápidas, possuir um pequeno porte enquanto equipamento, a fim de não cansar ou dificultar a movimentação do profissional, e possuir confiabilidade, a fim de evitar a manutenção do equipamento enquanto o profissional se movimenta.
Abaixo, são apresentados os detalhes sobre a nossa impressora portátil Datamax Apex 4 com o link de um vídeo demonstrativo do uso de tais impressoras:
Impressora não fiscal
Impressoras não fiscais são impressoras de recibos que não possuem valor fiscal, de tickets, de ordens de serviço e de outros cupons gerados em grande volume.
São impressoras térmicas que utilizam insumos de baixo valor, exatamente para viabilizar economicamente a impressão de grande volume de cupons.
Tais equipamentos são compactos, silenciosos e possuem versatilidade e alta confiabilidade. São muito utilizadas por pequenos mercados e outros estabelecimentos de varejo que não trabalham com grandes valores mas trabalham com um volume grande de venda de pequenos itens. Contudo, seu uso não se limita a mercados, mas devido à sua versatilidade podem ser utilizadas em diversas aplicações de automação, como a geração de fichas de controle em sistemas de gerência de estoques, cujo despacho de produtos ocorre com frequência e precisa gerar informações em uma mídia física para uso dos motoristas e profissionais da transportadora.
Para mais detalhes sobre uma de nossas impressoras não fiscais (Elgin I9), clique aqui.
Outros produtos
A Quebeck também trabalha com:
Todos estes equipamentos visam a implantação de uma infra-estrutura que auxilie as tarefas de contagem de estoque, controle de processos e comunicação/articulação eficiente entre os profissionais de armazéns, mercados e outras empresas que lidam com estoque.
Seu uso é otimizado ao máximo se feito conforme o projeto de um sistema completo e integrado de automação do controle do estoque. O artigo O QUE É WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM) possui mais informações sobre esse tipo de sistema.
Neste artigo, descrevemos como a utilização de equipamentos de automação podem tornar o controle de estoques mais eficiente. Diversos tipos de soluções foram apresentados, e exemplos destes tipos foram indicados para consulta.
Até a próxima!
Copyright © 2021 Quebeck Automação e Controle LTDA. Todos os direitos reservados • CNPJ: 01.835.143/0001-86