Todo paciente de hospital espera que o estabelecimento que o atenda tenha um controle completo do processo de seu tratamento e das informações concernentes, e possua um staff capaz de lhe dar um atendimento completamente personalizado.
Contudo, a garantia desses diferenciais muitas vezes se vê ameaçada por um volume muito grande de atendimentos por dia, assim como por um sistema de administração interna que sobrecarrega seus profissionais da saúde.
Para resolver estes problemas, foram criadas com soluções de automação e informatização da estrutura do hospital que utilizam um ambiente wi-fi para otimizar os processos administrativos e aumentar a confiança e agilidade do atendimento. Neste artigo veremos como estas soluções operam e quais vantagens trazem para a melhora do atendimento do hospital.
Quando se pensa em características e diferenciais que uma pessoa deseja encontrar em um hospital, rapidamente vêm à mente as palavras tratamento confiável, atendimento rápido e serviço personalizado.
Contudo, a realidade de um hospital é a de um atendimento de dezenas ou mesmo centenas de pessoas por dia (além disso, um bom número dentre tais pessoas precisa retornar ao hospital diversas vezes durante o tratamento). Isto impõe uma carga considerável tanto na capacidade dos profissionais da saúde de manter um atendimento continuamente diferenciado e personalizado, como também na estrutura administrativa do hospital.
Sendo assim, para que um estabelecimento médico consiga atender à demanda de pacientes (que geralmente cresce ao longo do tempo) mantendo os diferenciais acima, é necessário utilizar ferramentas de administração, controle de processos, informação e comunicação entre o staff do hospital.
Tais ferramentas são indispensáveis para auxiliar os seus recursos humanos, provendo canais de comunicação rápida, automatizando tarefas administrativas e disponibilizando meios de obtenção e conferência de informações, tanto sobre os pacientes quanto sobre medicamentos e formas de tratamento. Desta forma, o staff pode se concentrar no atendimento pessoal aos pacientes, ao invés de perder tempo procurando informações, checando orientações e receitas de outros profissionais, procurando o prontuário dos pacientes, etc.
Uma estrutura de rede wi-fi provê um dos melhores ambientes para se implantar ferramentas de automação. Através da rede, os profissionais da empresa podem utilizar um sistema de controle interno, em conjunto com terminais informáticos e dispositivos móveis, para realizar ou otimizar um número impressionante de tarefas. Abaixo algumas delas:
O Hospital Paulistano é um exemplo de estabelecimento que experimentou uma melhora significativa no seu atendimento depois que implantou um sistema de automação com uma estrutura wi-fi.
Utilizando máquinas de geração de etiquetas para identificação de pacientes, observou-se uma diminuição do tempo de espera nas filas, além de controlar melhor o acesso aos espaços do hospital. Sistemas de automação da farmácia (terminais e leitores de código de barras) resolveram o problema de desperdício de medicamentos, evitando que eles ficassem no estoque até o vencimento, além de estabelecer um controle mais organizado, auditável e planejável da renovação do estoque.
Outra grande melhora no atendimento foi promovida pelo uso de Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP), que oferecem um acompanhamento completo do tratamento do paciente a qualquer profissional que entre em contato com seu prontuário através de uma ferramenta legível, confiável e prática para a transferência de informações entre profissionais. Os benefícios completos do PEP foram melhor descritos neste outro artigo: Aumentando a confiabilidade de um tratamento médico através do uso de prontuários médicos eletrônicos.
Todas estas ferramentas disponibilizaram informações acessáveis em qualquer local do hospital, seja do escritório do administradores até a mesa de operações ou os leitos dos hospitais, e otimizaram as tarefas realizadas no hospital, gerando rapidez e segurança nos atendimentos e diminuição de custos na administração do hospital.
Abaixo, o depoimento da enfermeira chefe Daniela demonstra as mudanças que o sistema trouxe para a rotina do hospital:
“Hoje, consigo entender a todo o momento o que está escrito dentro do prontuário, para poder medicar os pacientes com segurança. Isso é muito importante, nós não podemos errar. Lidamos com vidas o tempo todo e temos que proporcionar vidas. Esta é uma forma de garantir a segurança de todos os nossos pacientes.” Daniela (Enfermeira Chefe)
Neste artigo vimos como uma estrutura wi-fi, em conjunto com dispositivos móveis e outras ferramentas, podem aperfeiçoar o atendimento de um hospital, gerando agilidade, segurança e auxiliando os profissionais da saúde para que ofereçam o atendimento personalizado que todo paciente espera.
Até a próxima!
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