Quebeck - Automação e controle

Varejo inteligente e o uso de RFID

O varejo é uma indústria hiper competitiva e, por esse motivo, está em constante evolução. A tecnologia é uma das principais impulsionadoras desse desenvolvimento. Como especialistas no setor de automação comercial, temos visto um aumento significativo na adoção de RFID (Identificação por Radiofrequência). Com esse tipo de implementação de sistemas, as empresas estão mudando a forma de operar e até atender aos clientes para o que é conhecido como “varejo inteligente”, um modelo de negócio que enfatiza a eficiência, a visibilidade e a personalização. Neste artigo falaremos sobre soluções inteligentes para varejo.

O que é RFID?

RFID é uma tecnologia sem fio que permite a comunicação entre dispositivos usando ondas de rádio. Os sistemas de RFID são compostos por três componentes principais: uma antena, um leitor e uma tag. As tags RFID são pequenos dispositivos que contêm um microchip e uma antena. Quando a tag é exposta à energia de um leitor de RFID, ela transmite um sinal de rádio que contém informações armazenadas no microchip. Essas informações podem incluir um número de identificação exclusivo, um código de barras, uma data de validade, entre outras.

Como a RFID está sendo usada no varejo inteligente?

A RFID tem sido usada em uma variedade de aplicações no varejo, que vamos listar abaixo. O destaque deste artigo fica por conta da solução para geladeiras ou armários inteligentes. Essa solução que veio para revolucionar o modelo de negócios de food service e vending machine.

Solução para geladeiras ou armários inteligentes

É uma solução de varejo inteligente concebida para venda de alimentos e bebidas em ambientes corporativos. A foodtech desenvolveu a geladeira inteligente baseada no conceito de honest food, onde a tecnologia supre a necessidade de pessoas para execução e controle do processo de vendas, sem deixar de lado a segurança.

A solução é ideal para empresas que querem proporcionar uma experiência de compra sem contato a um custo de infraestrutura drasticamente mais baixo em relação ao custo fixo de uma loja física, que precisaria não só da infra e espaço, mas também de funcionários.

O funcionamento da solução é simples: a geladeira ou armário só abrem após o cadastro do cartão da pessoa e qualquer produto que seja removido, automaticamente registrará o débito na fatura, após a porta ser fechada e travar novamente. Tudo isso só é possível por conta da tecnologia RFID instalada no equipamento, bem como as tags colocadas nos produtos.

Veja o funcionamento da solução, no video demo:

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Utiliza-se RFID para rastrear a localização e o movimento de produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Isso permite que os varejistas saibam onde os produtos estão a qualquer momento e ajuda a reduzir o tempo e o custo do gerenciamento de estoque. As tags RFID são anexadas aos produtos e lidas pelos leitores de RFID conforme eles passam pelos pontos de verificação no armazém ou na loja. Isso permite que os varejistas saibam exatamente o que está em estoque, o que está sendo movimentado e o que precisa ser reposto.

Controle de acesso

A tecnologia aqui é usada para controlar o acesso a áreas restritas, como salas de estoque, depósitos e salas de equipamentos. As tags RFID são usadas para identificar funcionários autorizados e impedir o acesso não autorizado, prevenindo roubos e perdas.

Rastreamento de ativos

Neste caso ela é utilizada para rastrear a localização e o status de ativos valiosos, como, por exemplo, equipamentos de EPI em empresas, para garantir sua disponibilidade em caso de necessidade.

Benefícios do varejo inteligente

O uso de sistemas de RFID no varejo está permitindo que as empresas mudem para um modelo de negócio mais inteligente. Algumas das vantagens incluem:

Eficiência

RFID permite que as empresas automatizem processos, eliminem erros humanos e reduzam o tempo e o custo de gerenciamento de estoque.

Visibilidade

Ganho de foco e visão em tempo real para as empresas sobre seus estoques, permitindo que a tomada de decisões seja baseada em dados, aumentando a assertividade sobre compras e gerenciamento de estoque.

Personalização

As empresas passam a oferecer experiências personalizadas aos clientes, permitindo que eles comprem produtos com mais facilidade e eficiência.

varejo inteligente

Conclusão

O varejo inteligente é uma tendência crescente no setor varejista e RFID é uma das principais tecnologias que estão permitindo que as empresas adotem esse modelo de negócio e está ajudando as empresas a mudarem seu modelo de negócio, tornando-o mais eficiente. Com a capacidade de rastrear produtos em tempo real e gerenciar estoques de maneira mais eficaz, as empresas podem economizar tempo e dinheiro, além de melhorar a experiência do cliente.

No entanto, a implementação de sistemas de RFID exige conhecimento profundo da tecnologia, desde a criação do escopo, estudo de viabilidade, investimento, implantação e suporte. A Quebeck é uma de soluções de tecnologia que conta com a linha completa  conta com a linha completa de produtos RFID líderes de mercado. Entre em contato agora mesmo para darmos início e tornarmos realidade o seu projeto!

Copyright © 2021 Quebeck Automação e Controle LTDA. Todos os direitos reservados • CNPJ: 01.835.143/0001-86