Quem conhece o trabalho da Quebeck sabe que o foco principal do nosso negócio é garantir através de soluções de valor agregado, todo o Suporte e disponibilidade dos equipamentos e serviços, para que a Operação sofra o menor impacto e fique indisponível pelo menor tempo possível. Dessa forma, a área de negócios pode focar nas vendas, assim como as áreas de TI e Operações podem focar em suas entregas, sem se preocuparem com Suporte de Primeiro Nível aos usuários, ou mesmo, com a manutenção e os tempos de parada dos equipamentos. Neste artigo, falaremos sobre como funciona este modelo de contratação e também, sobre os benefícios que a locação pode trazer para o seu negócio.
Vamos começar então, demonstrando o desafio, da perspectiva do Cliente!
Vamos imaginar um cenário hipotético, onde fomos procurados por um gestor de TI de uma empresa de bens de consumo, que conta com uma equipe de 1.000 vendedores de campo, espalhados por todo o Brasil e necessita entregar um smartphone para cada um, com o objetivo de alavancar as vendas e aumentar a quantidade de novos clientes em sua base de dados.
Aqui vamos avançar a fase de homologação e desenho da solução (sem deixarmos de mencionar que também podemos ajudar) para a fase de assinatura de contrato. A decisão mais importante dessa fase é sobre a modalidade de contratação:
Aquisição dos dispositivos como ativos da empresa ou locação como serviço?
Aquisição
Os dispositivos entram no estoque como ativos da empresa e a despesa operacional deve ser do tipo CAPEX (sigla em inglês para Capital Expenditure), verba destinada a investimentos na aquisição de bens.
Desafios dessa modalidade:
*SLA é uma sigla em inglês, cujo significado é Service Level Agreement. Em português, a sigla correspondente é ANS, que quer dizer Acordo de Nível de Serviço. Aqui estão contemplados os prazos de atendimento por severidade de cada tipo de problema reportado nos chamados.
Vamos supor que um vendedor trabalhe 8 horas úteis por dia, 22 dias por mês e tenha um faturamento mensal de R$ 176.000,00. Então:
8 * 22 = 176 horas trabalhadas por mês.
R$ 176.000,00 / 176 horas úteis = R$ 1.000,00 que ele deixa de vender a cada hora que ficar parado. São R$ 8.000,00 a menos em vendas, por dia!
Ainda falando sobre Sustentação, existirá um esforço enorme por parte das áreas (Negócios, TI, Fiscal e Logística) para dar suporte remoto aos usuários e movimentar os equipamentos (backup e quebrado), caso seja necessário efetuar uma troca em campo. Este é um grande problema, pois desloca energia dessas áreas para atividades que não são o foco e muito menos o core business da empresa. Ou seja, mais custos operacionais desnecessários!
Locação
Os dispositivos são alugados e o pagamento da despesa operacional é efetuado mensalmente, ao longo da vigência do contrato, como OPEX, sigla em inglês para Operational Expenditure.
Vantagens dessa modalidade:
Neste macro fluxo demonstramos como funciona a locação
Apesar de termos detalhado as diferenças entre o modelo de aquisição e o modelo de locação de equipamentos, utilizamos como exemplo para o fluxo, uma Operação de vendas. Porem, a locação funciona e pode ser contratada para qualquer vertical de negócio. Utilidades (energia e saneamento), óleo e gás, mineração, área da saúde, manutenção e logística, com certeza podem se beneficiar do Contrato de locação.
Cenário hipotético para Logística
Você, gestor, vai iniciar a operação de um novo Centro de Distribuição (CD). Abaixo listamos algumas das atividades essenciais para o Go Live:
A simulação acima não prevê em momento algum como será a sustentação dos equipamentos e nem se existem equipamentos backup disponíveis para os casos de quebra. Dessa forma, a operação começa a rodar no limite, e assim que os equipamentos começarem a quebrar, aparecerão os problemas e os prejuízos com as paradas da operação.
A locação, em conjunto com os serviços de valor agregado embutidos, tem o objetivo de minimizar e até mesmo prever os impactos possíveis, sem gerar custos adicionais (fora do orçamento anual) e também terceirizando todo o suporte e gestão para o prestador de serviços, mantendo os times internos focados nas metas e objetivos de negócio da empresa.
A Quebeck é o parceiro certo para apoia-lo desde a fase inicial do projeto, contando com especialistas nessa solução e diversos pacotes de serviços para locação. Consulte-nos agora mesmo!
Até o próximo artigo!
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