Conforme visto no artigo: Porque a vantagem competitiva de uma empresa depende do seu sistema logístico, é possível obter uma vantagem competitiva ao realizar um controle planejado e integrado das várias etapas através do sistema logístico, diminuindo os custos de decisões erradas e agilizando o processo de produção e/ou entrega das mercadorias.
Neste artigo, veremos como uma rede Wireless profissional pode ajudar a realizar este controle integrado do seu sistema logístico.
O principal objetivo de um sistema de controle do processo logístico é dar à empresa a capacidade de tomar decisões corretas relacionadas ao estoque, compra, armazenagem e despacho das mercadorias. Decisões tomadas corretamente geram as seguintes vantagens competitivas:
– A minimização do volume do estoque, sem a falta de mercadorias em momentos de grande volume de vendas;
– A realização de compras apenas quando necessário, liberando o caixa da empresa para outros investimentos;
– A otimização do trabalho dos profissionais que farão a armazenagem e dos profissionais da frota de entregadores, diminuindo o número necessário de profissionais para realizar o mesmo volume de tarefas.
Para realizar este controle integrado das várias etapas do processo logístico, os profissionais envolvidos precisam basicamente ter fácil acesso às informações relacionadas a todas as etapas do processo.
Uma rede wireless bem implantada pode ser de extrema ajuda aos profissionais da logística, pois enquanto eles transitam nos locais e espaços da empresa, podem acessar os relatórios e softwares de gerência da logística. Isso lhes permite tanto informar-se sobre a situação de cada etapa do processo quanto tomar decisões in locco, sem precisar voltar ao escritório para acessar um terminal de computador.
Isto otimizará a gerência do processo, gerando economia de tempo e uma melhor coordenação entre os profissionais envolvidos, pois a rede wireless também poderá ser utilizada para comunicação entre os mesmos (utilizando por exemplo softwares de chamada de voz ou de vídeo).
Caso a rede wireless seja utilizada em conjunto com uma solução de automatização do sistema, outra vantagem será a centralização das informações em um local onde a armazenagem das mesmas seja confiável, e cuja origem das informações e decisões seja rastreável.
Saiba mais sobre soluções em automação de armazéns da Quebeck AQUI.
Para usufruir dos benefícios citados acima, deve-se realizar um projeto de rede Wireless profissional que atenda os seguintes requisitos:
– Planejamento prévio dos locais servidos pelo sinal wi-fi;
– Garantia da qualidade do sinal em cada ponto;
– Especificação da potência de cada ponto de rede e a quantidade de pontos de rede necessários.
Para cumprir estes requisitos, é necessário realizar um Site Survey na empresa, aplicando testes e medições de sinal nos espaços que receberão o sinal wi-fi. O Site Survey indicará a melhor disposição para os pontos de rede, de modo a evitar sombras ou excesso de sinal, e delimitará precisamente a área de cobertura do sinal.
Para informações mais detalhadas sobre projetos de rede wireless profissional, veja nosso artigo COMO IMPLANTAR UMA REDE WIRELESS PROFISSIONAL E GARANTIR UM SINAL DE QUALIDADE EM SUA EMPRESA.
Conclui-se assim que uma rede Wireless profissional é uma ferramenta de grande ajuda para os profissionais da logística, pois permitem o acesso às informações dos processos e a tomada de decisões que podem ser comunicadas imediatamente às partes envolvidas, a partir de qualquer local da empresa. Isto agilizará o processo logístico e aumentará o controle integrado sobre os processos, diminuindo custos e gasto de tempo.
Até a próxima!
Copyright © 2021 Quebeck Automação e Controle LTDA. Todos os direitos reservados • CNPJ: 01.835.143/0001-86